Região

Veja o vídeo: Palácio do Imperador será Recuperado e Restaurado

Construído em 1858 durante a Guerra do Paraguai, o Palácio do Imperador Dom Pedro, também conhecido como Casarão de Dom Pedro II, em Itapura (SP), está em inicio da execução do projeto “Recuperação/restauração”.

O palácio foi a sede do Estabelecimento Militar de Itapura, uma colônia criada no mesmo ano por decreto de D. Pedro II com o objetivo de fortalecer as defesas brasileiras durante a Guerra do Paraguai (1865-1870). Este patrimônio histórico foi tombado em 1969.

As obras foram iniciadas no mês de julho deste ano e tem prazo de 9 meses a um ano para a entrega.

O Repórter Adilson Cardoso falou com Bruno Crespi, sócio proprietário da empresa Concresp Empreendimentos Imobiliários LTDA, responsável pelos trabalhos que buscam o resgate de parte da história do Brasil e possibilitará às escolas, historiadores e pesquisadores o contato direto com uma edificação da época do Brasil Imperial e, principalmente fomentará o turismo.

“Vem muita gente visitar o Palácio, mas não podem entrar no prédio, que está abandonado e detonado por conta do vandalismo. O piso e o teto de madeira apresentam riscos de acidentes aos visitantes. Esta obra é meu sonho”, disse a Professora Conceição Queiroz.

Veja o vídeo

A principal função da construção era impedir a entrada dos paraguaios pelo Rio Tietê, vindos do Rio Paraná. Por isso, ficou conhecido também como Forte de Itapura.

Há comentários, não confirmados, de que d. Pedro II ficou hospedado no local durante uma visita de avaliação das tropas.


Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios