Três Lagoas

SOBREVOO! Crônicas de Marcio Ribeiro: OUTUBRO!

Estive pensando no significado e na posição do mês de Outubro como o décimo mês do ano. Não tenho vocação e nem curto Astrologia ou Numerologia. Mas não escondo que o 3 e o 7 são meus números prediletos. Sendo de Capricórnio, conservo uma curiosidade imensa em saber o que tem atrás das coisas, mesmo que encontre por lá um Escorpião, um Touro ou um Leão! Mas não se preocupe, não sou voyeur!

Descobri que no Calendário Romano, com dez meses no total e iniciados em Março, Outubro era o mês 8. Com o atual Calendário Gregoriano, Outubro continuou sendo Outubro na grafia (octo, em Latim), porque foi lançado ao décimo mês do ano. Janeiro e Fevereiro empurraram-no pra décima colocação, como se os dois primeiros furassem a fila.
Isso também ocorreu com Setembro que de 7 foi pra 9; Novembro, que de 9 foi pra 11 e Dezembro, de 10 para 12.

“Noves fora”, o que me ocorreu foi algo bem singelo, sutil e quase banal: não importa seu nome ou sua posição! Em qualquer situação, mantenha sempre sua essência!

É apenas um jogo de casas decimais. Nesse contexto de Outubro, se ele era o oitavo SUBIU para décimo. Se tinha oito nas mãos agora tem DEZ. Questão de ótica e perspectiva das coisas… E mais, se virássemos a fila do calendário de trás para a frente Outubro seria o TERCEIRO. Olha que interessante!

E nessa linha de raciocínio, entre o Princípio, o Meio e o Fim da Vida, em Outubro comemoramos o dia do Idoso (1), o dia das Abelhas (3), dia da Criança (12) e o dia do(a) Professor(a) (15).

Assim como as Crianças, os Idosos, as Abelhas e os Professores, Outubro tem muito a nos ensinar…

Crônica do servidor público municipal de Três Lagoas Marcio Ribeiro

OBSERVAÇÃO: A Crônica é um tipo de texto narrativo curto, possui também uma “vida curta”, ou seja, as crônicas tratam de acontecimentos corriqueiros do cotidiano que ‘chamam’ para a discussão de assuntos cotidianos.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios