Três Lagoas

SOBREVOO! Crônicas de Marcio Ribeiro: “E vem chegando a Primavera…”

O título empresto de um trecho da última estrofe da música “Perfeição” da Legião Urbana lançada no final de 1993. São minhas boas vindas à estação das flores no hemisfério sul, revestida de delicadeza e fragilidade neste planeta tão rígido e concreto…

“Nosso futuro recomeça…”, é o verso que canta Esperança por dias melhores no Brasil no ano seguinte, 1994, o mesmo do Tetracampeonato da Seleção Brasileira de Futebol, do Plano Real, mas da fatídica morte de Ayrton Senna… E o último verso exalta “venha que o que vem é Perfeição!”.

Uma letra bela, triste e crítica escrita por Renato Russo…

A Primavera, de fato, se inicia no próximo dia 22 de Setembro, mas com tantas perdas de vidas para a Covid-19 e outras tragédias cotidianas o título “Perfeição” da canção soa irônico e sarcástico neste momento, a julgar por outro verso “vamos celebrar epidemias…”.

O cantor lutava contra o vírus HIV e perderia a batalha pela vida em 11 de Outubro de 1996. A letra ainda cita os aposentados: “esquecer a nossa gente que trabalhou honestamente a vida inteira e agora não tem mais direito a nada…”

Profecia sobre reformas? E Renato Russo fecha a música com brilho irônico pedindo para celebrar “a estupidez de quem cantou essa canção…”.

Mesmo que alguém desavisado ainda cante essa canção ao pé da letra, a ignorância, a maldade e a frieza de coração não vão nos embrutecer! Porque “vem chegando a Primavera/nosso futuro recomeça/venha que o que vem é Perfeição…”

Crônica do servidor público municipal de Três Lagoas Marcio Ribeiro

OBSERVAÇÃO: A Crônica é um tipo de texto narrativo curto, possui também uma “vida curta”, ou seja, as crônicas tratam de acontecimentos corriqueiros do cotidiano que ‘chamam’ para a discussão de assuntos cotidianos.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios