Brasil

Deputado bolsonarista propõe que Rio de Janeiro volte a ser a capital do Brasil

Suzano

O deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) protocolou uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) em que propõe que o Rio de Janeiro volte a ser capital do Brasil e prevê a transferência do Congresso Nacional para o município fluminense.

A proposta prevê a disposição de Brasília e Rio de Janeiro como capitais federais. “É inconteste que o Rio é mais capital que Brasília, pois encontram-se as bases de instituições federais e ministérios, o Rio detém a maior quantidade de servidores do país: são 259 mil contra 181 mil em Brasília, sem contar os funcionários das estatais, que concentram na cidade nada menos que 70% do seu patrimônio líquido”, argumenta Silveira.

O parlamentar defende, também, que “o presidente despacharia regularmente na cidade federal, devolvendo ao Rio pastas ministeriais”.

“Elevar o Rio de Janeiro a segunda capital do Brasil seria um passo de fundamental importância prática e simbólica para a materialização do slogan ‘mais Brasil, menos Brasília’ – síntese do programa de governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido)”, diz.

A cidade do Rio foi capital da colônia portuguesa até 1960, quando a sede do governo federal foi transferida para Brasília. Na ocasião, Rio se transformou em cidade-estado e, somente em 1975, tornou-se capital do Estado do Rio de Janeiro.

Deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ)

Com informações: R7

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios