Brasil

Como evitar problemas no carburador do seu carro

Créditos da imagem: Pixabay

Confira dicas simples e muito eficazes para evitar dores de cabeça com o carburador do seu carro.

De fato, carros usados em Três Lagoas e mais antigos demandam uma série de cuidados preventivos com o câmbio, pneus, suspensão e o carburador, que, inclusive é um dos itens que requer bastante atenção. Afinal, embora o funcionamento da peça seja relativamente simples, ela é uma das mais sujeitas a falhas e defeitos em automóveis, isso porque, muitas vezes não está adaptada para receber e trabalhar com os combustíveis atuais.
Mas, a notícia boa é que, com alguns cuidados simples, é possível evitar possíveis problemas com o carburador do seu carro. Confira a seguir:

Manutenção frequente – Mesmo se o seu carro não apresentar falhas, é necessário realizar a revisão completa junto com a limpeza do carburador a cada 6 meses. Essas ações preventivas podem evitar inúmeros problemas futuros como, por exemplo, o ressecamento do diafragma ou da bomba de aceleração, além do rompimento ou ressecamento das juntas.

Limpeza do carburador – Além do desgaste provocado pelo uso, outro fator que pode causar danos ao carburador é a grande quantidade de álcool na composição da gasolina, que forma um tipo de gel transparente e prejudica o funcionamento da peça, além de interferir diretamente na regulagem. Contudo, vale lembrar que essa substância causa danos mais graves nos carburadores tradicionais, já que os mais novos são adequados ao funcionamento com o etanol.

Portanto, realizar a limpeza periódica do carburador é fundamental tanto para poupar dinheiro com combustível quanto para preservar a sua própria segurança, visto que esse processo pode, até mesmo, evitar um princípio de incêndio nos veículos.

Faça você mesmo – Independentemente se você faz parte do grupo que adora cuidar de carros, ou se só pretende poupar a grana do mecânico, a boa notícia é que você mesmo pode realizar a limpeza do carburador.
Para isso, basta desmontar, separar e então, higienizar as peças. Mas, se você ainda não tem muita prática nisso, vale consultar um mecânico de confiança ou alguns tutoriais online.

Ademais, vale considerar que, em alguns casos específicos, somente a limpeza não é o bastante e, para melhorar a capacidade do carburador, será necessário realizar a substituição de algumas peças.

Cuidados essenciais – Além de realizar a limpeza e a manutenção periódica, para evitar o desgaste precoce do carburador é essencial utilizar combustível de boa qualidade.

Além disso, como o carburador é responsável pela injeção da mistura de ar e combustível no motor, é preciso checar o estado do filtro de ar com regularidade e realizar a troca a cada 15 mil quilômetros rodados, ou, a cada 10 mil quilômetros, caso as estradas percorridas não sejam pavimentadas ou tenham muitos buracos.

Falhas no carburador: descubra os possíveis problemas:

– Ressecamento no diafragma – Embora ressecamento do diafragma seja bastante comum, ele exige cuidados. Afinal, em casos de ruptura, provoca o vazamento o combustível, que, além de gerar cheiro forte e desagradável, pode motivar incêndios no veículo.

– Rompimento ou ressecamento das juntas – Esse tipo de ressecamento provoca uma falsa entrada de ar no coletor de admissão, o que gera o apagamento do motor. Assim como o ressecamento no diafragma, esse problema pode ocasionar vazamento de combustível e incêndios. Difícil de ser identificado, esse tipo de problema só pode ser realmente evitado com a revisão periódica do veículo.

– Corrosão interna do carburador – Motivado pelo alto índice de etanol presente na gasolina, esse problema age no corpo do carburador e em outros componentes feitos a partir de borracha, provocando danos sérios e permanentes.

Enfim, gostou das informações sobre como evitar problemas no carburador do seu carro? Aproveite e compartilhe esse artigo em suas redes sociais, com certeza, essas dicas podem ajudar muitas pessoas e, para maiores informações acesse:

https://www.chavesnamao.com.br/carros-usados/brasil/

Fonte: Luiz Carlos Almeida

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios