Brasil

BRASIL: Veja o vídeo de meteoro que explodiu e fez noite virar dia

Um meteoro iluminou o céu do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina na madrugada desta quinta (1º). Muitas pessoas se assustaram com o fenômeno, que foi captado por câmeras de astrônomos profissionais e amadores do Sul do país e por um satélite.

A Bramon (Brazilian Meteor Observation Network). com seus parceiros do Clima ao Vivo, e o observatório Heller & Jung registraram imagens impressionantes da queda do bólido – nome dado a meteoros que explodem com muito brilho.

O objeto teve brilho superior ao Lua cheia e por isso, pode ser chamado de superbólido. O espetáculo clareou a noite por volta de 1h09, durante menos de dez segundos, o suficiente para ser presenciado por dezenas de pessoas do Sul do Brasil.

Intrigados, diversos internautas postaram nas redes sociais terem visto o clarão. Alguns até ouviram barulhos de explosão ou sentiram tremores; há até relatos de postes de iluminação que se desligaram.

Esse foi um dos maiores bólidos já registrados no país. A Bramon estima que se tratava de um objeto com entre 3 e 10 toneladas de massa. Ele entrou na atmosfera a uma altitude de 100 km e explodiu bem acima da Serra Gaúcha, na região de Caxias do Sul (RS). Análises preliminares, feitas a partir da triangulação dos vídeos, permitiram traçar sua trajetória.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios