Kassab articula Zema como vice na chapa de Flávio Bolsonaro

Governador de MG, Romeu Zema (Novo-MG) – (Foto: Cadu Gomes | VPR)

O movimento depende ainda da desistência do governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), de uma candidatura ao Planalto

Rodrigo Vilela –

Aliados do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), estão movimentando os bastidores para posicioná-lo como candidato a vice-presidente em uma possível chapa encabeçada pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) nas eleições presidenciais de 2026. As informações são da CNN.

A principal articulação está sendo liderada pelo presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, que se reuniu com Zema em São Paulo na sexta-feira (19).

O acordo em discussão prevê, além da composição nacional, o apoio conjunto de Flávio Bolsonaro e Kassab à candidatura de Matheus Simões (atual vice-governador de Minas) ao governo estadual em 2026. Paralelamente, o plano inclui o lançamento da candidatura presidencial do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD).

Para Matheus Simões, que aparece em quarto lugar nas pesquisas mais recentes em Minas (atrás de Cleitinho/Republicanos, Alexandre Kalil/PDT e Gabriel Azevedo/MDB), o apoio bolsonarista poderia fortalecer sua campanha, especialmente ao dividir votos com Cleitinho, cujo eleitorado é majoritariamente alinhado ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

Já para Flávio Bolsonaro, a aliança traria um palanque forte em Minas Gerais, o segundo maior colégio eleitoral do Brasil. Em São Paulo, o senador contaria com o respaldo do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), que não tem demonstrado intenção de concorrer à Presidência.

Receba Informações na Palma da Sua Mão