Tarcísio Gomes de Freitas, governador do Estado de São Paulo – Foto: Secom/SP,
Apesar do entusiasmo, o governador ainda não confirmou candidatura
Juan Araujo –
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), declarou na quarta-feira (12) que seu objetivo é apresentar um “projeto para o Brasil” no cenário eleitoral de 2026. O político, que se absteve de confirmar ou negar uma possível candidatura à Presidência da República, afirmou que a iniciativa visa capacitar o país a “dar o salto que tanto espera”.
“Quando a gente pensa na eleição de 2026, a gente tem que mobilizar um time que pense e seja apaixonado pelo Brasil. (…) Independente de quem seja o condutor –e isso deixa de ser o mais importante–, nós vamos ter sucesso. Nós temos o melhor povo, nós temos a melhor gente, nós sabemos o caminho. O que está fazendo para a gente acertar? O que está faltando para a gente dar o salto que a gente tanto espera?”, questionou o governador durante sua participação no Fórum de Investimentos do Bradesco Asset.
Ele demonstrou convicção sobre o futuro, acrescentando:
“Eu tenho certeza que nós vamos organizar este grupo e nós vamos apresentar este projeto para o Brasil e esse projeto vai ser vitorioso no ano que vem, que é o que o Brasil merece. E aí, nós vamos dar o salto que a gente tanto espera, porque eu não me conformo em ser eternamente um país do futuro”.
Ao elencar as prioridades nacionais, Tarcísio mencionou a urgência de solucionar as questões fiscais e de promover reformas estruturais. “Vamos resolver o problema fiscal”, declarou.
A ausência de uma confirmação clara sobre sua candidatura presidencial manteve a expectativa entre os participantes. Hartung comentou a situação com humor:
“Sei que a ansiedade no auditório é grande. Eu sou casado com uma psicanalista, então ansiedade é um bom mercado para minha família”.
O ex-governador complementou sua análise do cenário:
“Na política não tem o antes e o depois, tem a hora de fazer as coisas, tem o ‘time’. Se fizer antes, vai dar errado, se fizer depois, vai perder a oportunidade. Tem que achar o tempo certo. E para quem está ansioso [em saber se Tarcísio será candidato a presidente], antes de abril não acontece muita coisa não”, afirmou.