Brasil fica de fora de acordo anunciado pelos EUA com Argentina, Equador, El Salvador e Guatemala

(Arquivo) Os Estados Unidos anunciaram acordos comerciais com Argentina, Guatemala, Equador e El Salvador, que permitirão reduzir o custo de produtos como banana e café para os consumidores americanos – AFP/Arquivos

Preços de produtos como banana e café no mercado americano podem diminuir, em meio à insatisfação dos consumidores com o aumento do custo de vida no segundo mandato de Trump

AFP i – istoedinheiro

Os Estados Unidos anunciaram nesta quinta-feira, 13, acordos comerciais com Argentina, Guatemala, Equador e El Salvador, que permitirão reduzir o custo de produtos como banana e café para os consumidores americanos.

Os quatro países latinos concordaram em abrir seus mercados a produtos americanos em troca de uma redução das tarifas sobre suas exportações para os Estados Unidos, entre elas as agrícolas, informou a Casa Branca em seu site.

Esta é a série mais recente de acordos fechados desde que o presidente Donald Trump lançou sua guerra tarifária, em abril. Em consequência, os preços de produtos como banana e café no mercado americano podem diminuir, em meio à insatisfação dos consumidores com o aumento do custo de vida no segundo mandato de Trump.

“Acreditamos que esses acordos vão ajudar a alcançar um comércio equilibrado, a reciprocidade e a reduzir os déficits de longa data”, disse um funcionário do alto escalão americano. “Nossa expectativa é de que haverá efeitos positivos nos preços de produtos como café, cacau e banana.”

 

Receba Informações na Palma da Sua Mão