Frei Chico, irmão de Lula | Foto: Divulgação / Instituto Lula
Após criação de sistema que bloqueia descontos indevidos do INSS, número de contribuintes do Sindnapi despenca de 317 mil para 5 mil
Lucas Soares –
O Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical (Sindnapi) perdeu cerca de 98% de seus filiados após vir à tona um escândalo envolvendo descontos indevidos em benefícios do INSS.
A entidade, que tem como vice-presidente o sindicalista Frei Chico — irmão mais velho do presidente Lula (PT) —, viu sua base de contribuintes cair de 317 mil para cerca de 5 mil pessoas.
A queda abrupta coincide com a implementação de um novo sistema do INSS, lançado em maio, que permite aos beneficiários cancelarem cobranças diretamente pelo aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135.
A ferramenta ampliou o controle dos segurados sobre os descontos aplicados em seus benefícios mensais.
Os dados foram apresentados em um processo movido por Luiz Antônio Adriano da Silva, ex-secretário-geral do sindicato, que contesta a validade da eleição interna que reconduziu Milton Baptista de Souza Filho, o Milton Cavalo, à presidência da entidade.
O processo foi ajuizado em agosto.
Luiz Antônio, ligado politicamente ao deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP), rompeu com o atual presidente e se tornou um dos principais opositores dentro do Sindnapi.
A entidade é controlada pelo mesmo grupo político desde os anos 2000. Milton Cavalo assumiu o comando do sindicato em 2023, após a morte do fundador João Batista Inocentini, conhecido como João Feio.