Maioria dos deputados ‘não são trabalhadores’ e ‘pouco estão ligando para o povo’, diz Lula

Lula fez crítica ao Congresso após deputados avançarem com pautas contrárias aos interesses do governo

Presidente disse que o Congresso é responsável pelo pouco avanço de direitos sociais previstos na Constituição

Por Levy Guimarães – O TEMPO

BRASÍLIA – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez críticas ao Congresso Nacional e afirmou que a maioria dos deputados federais “liga pouco” para os problemas da população.

Em entrevista ao podcast “Papo de Crente”, direcionado ao público evangélico mais progressista, o presidente disse que os parlamentares são responsáveis pela não-regulamentação de direitos sociais previstos na Constituição de 1988. A entrevista foi divulgada nesta sexta-feira (19/9).

“A maioria dos deputados não são trabalhadores, não têm compromisso com os trabalhadores, são gente de classe média alta, que pouco está ligando para o povo”, declarou.

A crítica é feita após uma semana em que a Câmara dos Deputados contrariou o governo aprovando a PEC da Blindagem – apesar de parte da bancada do PT ter votado a favor da proposta – e a urgência para o projeto de lei da anistia aos envolvidos no 8 de janeiro.

Além disso, mais uma vez os governistas não conseguiram pautar a votação do projeto que amplia a faixa de isenção do Imposto de Renda para R$ 5 mil mensais. A única vitória do Planalto foi a aprovação da medida que amplia a tarifa social de energia elétrica, no último dia de prazo para que a MP não perdesse a validade.

Na mesma entrevista, Lula também disse que “não usa igreja para fazer palanque eleitoral” e não tenta “dividir os eleitores pela religião”. Além disso, exaltou políticas sociais do governo e negou que elas representem um gasto excessivo no Orçamento.

Receba Informações na Palma da Sua Mão