Imagem ilustrativa
A população de Três Lagoas tem mais um motivo para comemorar: o município foi contemplado com a construção de uma Policlínica e o envio de novos equipamentos para a rede pública de saúde, por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC Seleções 2025), anunciado na semana passada pelo Governo Federal, através do Ministério da Saúde.
Segundo informações, Três Lagoas foi comtemplada com a construção de uma Policlínica, estrutura de grande porte que irá oferecer atendimentos especializados, exames de diagnósticos e pequenos procedimentos em um único local. A unidade terá perfil regional, atendendo não apenas os três-lagoenses, mas também outros municípios da região da Costa Leste.
O projeto integra o programa federal “Mais Especialistas”, que visa reduzir filas por consultas, exames e cirurgias, ampliando o acesso e a resolutividade na rede pública de saúde.
Além da Policlínica, o município receberá um conjunto de equipamentos modernos e essenciais para fortalecer as Unidades de Saúde da Família (USFs). Entre os itens já anunciados estão: Câmara fria para vacinas; Ultrassom diagnóstico portátil; Retinógrafo de telessaúde; Espiromômetro digital; Dermatoscópio; Eletrocardiógrafo; Eletrocautério; Desfibrilador externo automático; Doppler vascular; Laser para fisioterapia e Balanças e cadeiras de rodas.
Esses recursos vão qualificar o atendimento presencial e também fortalecer a implantação do serviço de teleconsultas na Atenção Primária, proporcionando mais agilidade e resolutividade no cuidado à saúde.
Três Lagoas também receberá um kit completo para implantação de salas de teleconsulta nas USFs, com notebook, televisão e webcam. Essa estrutura possibilita a realização de consultas virtuais com apoio de especialistas, reduzindo distâncias e integrando profissionais de diferentes níveis da rede do SUS.
INVESTIMENTOS: O Governo Federal, por meio do Novo PAC Seleções, anunciou um investimento de R$ 6 bilhões para fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o país. Mato Grosso do Sul receberá R$ 87,9 milhões, que contemplarão 278 novas obras, veículos e equipamentos. Segundo o Governo, o foco é estruturar a rede pública, ampliar a capacidade de atendimento e melhorar o acesso da população aos serviços.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, ainda não foi publicada a portaria com as informações complementares. A implantação da Policlínica é um pleito do Estado que será executado em Três Lagoas, atendendo toda a região da Costa Leste.