Sindicato do irmão de Lula quis meter a mão no Bolsa Família

“Frei Chico”, irmão mais velho de Lula (PT) – Foto: reprodução da Tribuna do Norte.

Entidade agiu nos bastidores para liberar cobranças indevidas até no Bolsa Família

RedaçãoRedação
O Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi), que tem entre seus dirigentes o irmão do presidente Lula (PT), Frei Chico, atuou nos bastidores do governo para tentar autorizar descontos mensais diretamente nos contracheques de aposentados e beneficiários do INSS — sem a devida autorização dos titulares.

Um ofício datado de 30 de janeiro de 2023, assinado pelo então presidente do sindicato, João Batista Inocentini, foi enviado ao ministro da Previdência à época, Carlos Lupi (PDT), com uma série de reivindicações — entre elas, a liberação de descontos em benefícios sociais como o Bolsa Família e o BPC (Benefício de Prestação Continuada), ambos pagos pelo INSS a idosos e pessoas com deficiência de baixa renda.

A tentativa, no entanto, não prosperou, já que a legislação atual proíbe descontos automáticos em programas assistenciais dessa natureza. Mesmo assim, o episódio levanta questionamentos sérios sobre o uso político de entidades sindicais ligadas à esquerda — especialmente em um governo que se diz “do povo”.

O sindicato justifica a ação, alegando que “é natural que as lideranças procurem o novo governo para articular suas pautas”.

No entanto, críticos veem nessa movimentação uma tentativa disfarçada de ampliar o financiamento sindical à custa dos mais vulneráveis, sem o consentimento prévio dos beneficiários.

Receba Informações na Palma da Sua Mão