Desembargador Ivo de Almeida, do TJSP, é investigado pela PF na Operação Churrascada (Foto: Daniela Smania/TJSP)
Ivo de Almeida é acusado de lavagem de dinheiro e corrupção
Arthur Souza –
Mais um episódio vergonhoso vem à tona no Judiciário Brasileiro, desta vez, o escândalo envolve o desembargador Ivo de Almeida, do Tribunal de Justiça (TJ-SP), denunciado pela Procuradoria-Geral da República por lavagem de dinheiro, corrupção, associação criminosa e advocacia administrativa.
A chamada “Operação Churrascada” revelou um esquema no TJ-SP em que decisões judiciais eram vendidas durante plantões. Entre os beneficiados estavam criminosos ligados ao tráfico, e um habeas corpus que chegou a ser negociado em R$1 Milhão, com intermediação de um advogado.
A investigação identificou depósitos fracionados e movimentações suspeitas que ultrapassam R$600.000 entre 2015 e 2023, envolvendo servidores do gabinete do desembargador, indicando um esquema de “rachadinha” judicial. O STJ determinou seu afastamento por um ano.