O médico Sérgio Marcussi, de Belo Horizonte, publicou nas redes sociais que está distribuindo atestados para pessoas que não querem usar a máscara de proteção contra o coronavírus.
“Hoje já fiz 20 atestados desses. Vamos disseminado (sic)”, disse o homem no Twitter nesta segunda-feira (26).
Em outro post, ele afirmou que “Está é a solução para você se livrar da focinheira. Eu chama de cabresto também. Só não pode falar o nome (sic)“. Marcussi também apresentava um “passo a passo” para solicitação do atestado (veja na imagem abaixo), listando os dados necessários.
A lei federal de número 14.019 dispõe que a obrigação é dispensada no caso “de pessoas com transtorno do espectro autista, com deficiência intelectual, com deficiências sensoriais ou com quaisquer outras deficiências que as impeçam de fazer o uso adequado de máscara de proteção facial, conforme declaração médica, que poderá ser obtida por meio digital, bem como no caso de crianças com menos de 3 (três) anos de idade”.
Dor de cabeça, como declarado por Marcussi, não está na lista. “Eles vem com a ‘ciência’ deles e nos com a razão (sic)”, está entre as declarações on-line que o homem deletou.
Com informações: G1