DestaqueGeralTrês Lagoas

VÍDEO: Homenagem ao Dia do Orgulho LGBTQIA+ em Três Lagoas

Nesta segunda-feira, 28 de junho, é comemorado mundialmente o Dia do Orgulho LGBTQIA+, que marca a luta da comunidade pela igualdade de direitos civis e sociais. Para celebrar esta data, ampliar a importância do debate e a conscientização sobre o movimento, foi realizada manifestação na área central de Três Lagoas.

Na noite muito fria em Três Lagoas nesta segunda-feira (28), Edimilson Cardoso da Cruz., Coordenador Geral da ATGLT (Associação Três-lagoense de Gays, Lésbicas e Travestis), que agrega aproximadamente 250 associados, ao lado da Vereadora Charlene Bortoleto (PDT) e Paulinha Martinelly., comandaram um pequeno, mas importante ato alusivo ao dia.

O dia 28 de junho marca, desde 1969, o Dia do Orgulho LGBT, data que lembra a luta por direitos da população LGBT+, em memória de lideranças lésbicas, transexuais, travestis e gays que frequentavam o bar Stonewall Inn, em Manhattan, Nova Iorque (EUA), e eram frequentemente reprimidos pela polícia local. Até que, naquele 28 de junho, decidiram se levantar contra a opressão homofóbica em protestos que ficaram conhecidos internacionalmente como o mais marcante fato da história do movimento pelo reconhecimento à diversidade sexual.

Alguns momentos do evento em Três Lagoas foram exibidos ao vivo na página do Facebook e ouvimos a Vereadora que disse “Estamos aqui para homenagear o orgulho LGBTQIA+ e falar de paz, amor, menos preconceito e dar a voz a quem realmente precisa falar sobre algo que conhece”.

Na sequência, Edmilson falou sobre a luta diária por respeito aos direitos de todos os seres humanos e ressaltou a importância da Vereadora em ato aberto para todos.

Finalizando, Paulinha destacou a importância da representatividade e, o sentimento de liberdade para que “As pessoas se sintam livres para a felicidade”.

O símbolo em homenagem ao orgulho LGBTQIA+ ficará por 15 dias no local onde tradicionalmente é instalada a árvore de Natal, na Avenida Rosário Congro, em frente a antiga sede da prefeitura, na área central da cidade.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios