Mundo

NASA encontra água líquida na superfície da Lua

Nesta segunda-feira (26) a NASA anunciou a descoberta de água líquida na superfície da Lua, utilizando dados de SOFIA, um observatório astronômico instalado em um avião.

SOFIA detectou a água na Cratera Clavius. Trata-se de uma cratera localizada no hemisfério sul da Lua, e é uma das maiores crateras visíveis da Terra. As moléculas de água entram na fase líquida, no entanto, apenas nas regiões diretamente iluminadas pelo Sol. 

Anteriormente, outras observações identificaram a presença de moléculas com hidrogênio no estado líquido. No entanto, os dados não distinguiram a água (H2O), da hidroxila (OH), molecularmente próxima da água. Em outras palavras, os cientistas não sabiam se aquilo era água líquida ou hidroxila líquida.

No total, os cientistas localizaram de 100 a 412 partes por milhão por metro cúbico na região da cratera. Isso equivale a aproximadamente 340 gramas, ou 340ml (no caso da água, por ter a densidade de praticamente exatos 1 g/ml). Isso quer dizer que para cada área com o tamanho de uma mini piscina de mil litros, há um copo de refrigerante de água. Embora pareça pouco, é uma quantidade realmente considerável de água. 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios