Um país do Leste Europeu vive uma convulsão social após seu presidente, o tirano Alexandre Lukashenko (o mesmo que receitou tomar Vodka contra a Covid-19), ser acusado de fraudar as últimas eleições.
No poder de Belarus (ou Bielorrússia) há 26 anos, o mais longevo ditador da atualidade provavelmente perderia o pleito para três candidatas que se uniram após seus maridos serem presos ou exilados: Veronika, Maria e Svetlana.
No início, o ditador às ignorou e agora o seu machismo não suporta tamanha humilhação diante de três mulheres que ganharam a confiança de uma Nação! Com a divulgação oficial de que Lukashenko saíra vencedor em uma eleição suspeita, a maioria das mulheres do país foi às ruas em protesto empunhando a Bandeira Nacional como arma, logo interceptadas pela força militar desproporcional.
Muitas estão feridas, presas ou exiladas. O povo de Belarus luta pela Democracia e Liberdade! Pelo sonho de educar seus filhos em um país livre!
As Belas de Belarus revelam ao mundo as lições de garra, determinação e coragem ensinadas pelas nossas próprias mães no combate a injustiça e à opressão.
Alguém já disse que a “mulher é a mãe do homem” e é sabido que nós, homens, às vezes precisamos de algumas correções de rumo…
Que a luta dessas mulheres incentivem a todos nós humanos, a defendermos nossas legítimas causas sociais. Com Coragem e Coração a Vitória nos sorrirá! E não se espante caso Veronika, Maria e Svetlana ganharem o Prêmio Nobel da Paz em 2021!
Crônica do servidor público municipal de Três Lagoas Marcio Ribeiro
OBSERVAÇÃO: A Crônica é um tipo de texto narrativo curto, possui também uma “vida curta”, ou seja, as crônicas tratam de acontecimentos corriqueiros do cotidiano que ‘chamam’ para a discussão de assuntos cotidianos.