Esquerda para direita: Eurides de Freitas, Sandra Elisa e Ivan Murgi
Na manhã desta segunda-feira (02), o SENAC e IDSEAMS realizaram visita técnica no EPFTL (Estabelecimento Penal Feminino de Três Lagoas.
O SENAC, representado por seu gerente regional, Ivan Murgi de Farias, ao lado de Eurides Silveira de Freitas (Euridão), presidente do IDSEAMS (Instituto de Desenvolvimento Social, Econômico e Ambiental de MS), foram recebidos por Sandra Elisa Ferreira de Amorim, Coordenadora do setor Educacional, projetos e cursos profissionalizantes da unidade.
O EPFTL atualmente conta com 117 reeducandas, 70 já estão trabalhando.
Curta nossa página no https://www.instagram.com/jornaltl/
O encontro organizado por Euridão marca o início de parceria para mais cursos profissionalizantes no presídio.
“Temos história na qualificação e requalificação profissional nos interior das unidades prisionais em nosso município” disse ele. O ex-deputado estadual Eduardo Rocha apelidou Euridão de “Embaixador da Qualificação Profissional no MS”, devido sua forte atuação há mais de 25 anos em projetos e ações voltadas ao tema.
Sandra Elisa mostrou as dependências da escola e locais que podem abrigar os futuros cursos.
Ivan apresentou o Programa Senac de Gratuidade (PSG), com objetivo de contribuir com a qualificação da população sul-mato-grossense e estimular a entrada de jovens e adultos no mercado de trabalho.
“Buscamos levar os cursos do Senac para todos os locais, principalmente para quem não tenha condições de frequentar aulas em determinado lugar. Os cursos pensados neste momento são para as internas e também para servidoras da unidade que se interessarem” palavras do gerente.
Ivan se comprometeu em enviar equipe técnica para dimensionar os ambientes e demandas e, mediante estas informações, será organizado portfólio de qualificações disponíveis.
“Nossa atuação é organizada sempre em cursos geradores de renda, ou seja, que propiciam retorno financeiro com os conhecimentos apreendidos” finalizou Ivan.
Segundo Euridão “O compromisso do Instituto é apoiar as internas participantes dos cursos, durante as aulas e quando em liberdade, para a formalização dos negócios com abertura de CNPJ, orientações de empreendedorismo e atualizações na atuação profissional, propiciadas no Sebrae, outro importante parceiro”.