Na tarde desta quinta-feira (22), uma comitiva de empresários, empresárias, gestores e representantes do setor comercial em Três Lagoas, visitaram o gabinete do Vereador Antonio Luiz Teixeira Empke Junior (Tonhão), Presidente da Câmara Municipal.
O encontro foi organizado por Eurides Silveira de Freitas (Euridão), presidente do SECTL (Sindicato dos Empregados no Comércio de Três Lagoas).
A reunião foi iniciada com uma linda canção gospel, na voz da talentosa Mônica Brasil.
Na sequência, Tonhão pediu para todos se apresentarem, falar um pouco de suas trajetórias pessoais e profissionais.
“Estamos em uma reunião inédita, já conheço alguns e tenho a honra de conhecer outras pessoas especiais e ouvir suas demandas, pois é função de todos, cada um na sua esfera de atuação, pensar sempre no melhor para o próximo. Espero que o amigo Euridão organize mais encontros iguais a este” disse Tonhão.
A empresária Juliana Serafim, tem filho atendido no Projeto Equoterapia, elogiou os serviços da equipe Cavalarte e, pediu mais apoio do poder público para as mães atípicas. “Nós somos fortes, mas precisamos de mais parcerias, é necessário atender mais crianças com mais projetos sociais, mais condições de formação para quem cuida de nossos filhos e filhas”
Juliana (camisa preta) e Alessandra Zorzan
A reunião durou quase duas horas em clima muito agradável e produtivo, onde todos tiveram oportunidade de fala.
Tonhão colocou seu gabinete e equipe à disposição para demandas, sugestões, reclamações e, principalmente informações. “Vou passar meu telefone pessoal para vocês e espero contribuições, pois não conseguimos saber de tudo que ocorre em nosso município e, vocês estão vivenciando as dificuldades, cada uma em cada setor e, preciso que me informem” disse ele.
Publicitária Amanda Santos e Tonhão
Alessandra Zorzan, empresária da área de materiais de construção, apresentadora do famoso Podcast “Panta Cast’, comanda grupo de 750 empreendedoras no município, sendo 35 mães atípicas.
“Quem cuida precisa de cuidados, principalmente no psicológico, ou seja, precisamos de mais profissionais para acompanhar as mães atípicas, seja no acolhimento, seja nas informações corretas e atualizadas”.
Os pedidos do setor comercial foram basicamente de empreendimentos instalados no Shopping Três Lagoas.
DEMANDAS: Mudança no horário de transporte coletivo; Cobertura no ponto de ônibus; Criação de rotas saindo dos bairros em direção ao Shopping e vice-versa e arborização do estacionamento.
Segundo os participantes, é necessário que seja estendido o horário da última linha que atende o Shopping, visto que atualmente o coletivo deixa o local às 22h, o que não atende os colaboradores que deixam suas funções por volta das 22h30.
“Também é necessário a criação de linhas que deixam os bairros em direção ao Shopping, visto que, a atual realidade não permite que pessoas que moram nos bairros e não tenham condução própria, visitem o Shopping, pois elas precisam fazer transbordo no ponto central dos coletivos, ou seja, as pessoas saem do Shopping e vão para o centro, depois esperam por ônibus que vão para os bairros” disseram eles.
Sobre a arborização do estacionamento do centro de compras, a alegação é que os colaboradores precisam pagar e deixam seus veículos no relento do sol. “Também é necessário pensar em cobrar menos a taxa de estacionamento dos trabalhadores e trabalhadoras no Shopping” outra fala coletiva dos gestores.
“O Shopping é uma área privada, nós podemos organizar um documento, um ofício ou um pedido coletivo, assinado por todos os Vereadores e Vereadoras, pois acredito que todos vão concordar e, agendar reuniões com a administração do Shopping para levar estas demandas que são justas. Sobre o horário e rotas do transporte coletivo, vou entrar em contato pessoalmente com os responsáveis e buscar a solução dos problemas apontados” falou Tonhão.
Ainda sobre o Shopping, Tonhão falou de sua preocupação com a segurança de pedestres e ciclistas que precisam circular pela rotatória de acesso que liga a avenida Filinto Muller e a rodovia BR 158.
“Há muito tempo penso em propor sugestões para os responsáveis pela rodovia no objetivo de garantir mais segurança para quem precisa transitar a pé ou de bicicleta no local”.
Tonhão anotou todas as demandas e, garantiu que vai dar devolutiva para todos e todas. “Vocês agora tem meu telefone, me liguem ou mandem mensagem sempre que precisar deste parceiro”.
Após a reunião, ouvimos alguns relatos dos participantes. Destacamos três comentários:
“O Tonhão fala com clareza e conhecimento, ele sabe de todos os números que retratam a realidade do município. Gostei de o conhecer pessoalmente”
“Este jovem está preparado para cargos muito mais altos e importantes, pois ele conhece a realidade do povo e tem ótimas ideias para a resolução dos problemas”
“Acho que encontrei o próximo governador de Mato Grosso do Sul. Ouçam o que digo”.
Euridão, fala sobre os resultados do encontro.






