Protótipo de ‘carro voador’ da Embraer realiza primeiro voo teste em SP

O protótipo do eVTOL, um “carro voador” desenvolvido pela Eve (subsidiária da Embraer), realizou seu primeiro voo teste em São Paulo. (Crédito: Divulgação)

Mais de 3 mil pedidos potenciais aguardam aprovação do carro voador para transporte de passageiros

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O protótipo em escala real do chamado “carro voador” da fabricante de aeronaves elétricas Eve Air Mobility, subsidiária da Embraer, completou seu primeiro voo, informou a empresa nesta sexta-feira, 19, marcando um passo importante em seu trabalho para obter a certificação de sua aeronave.

A Eve está entre várias empresas que estão desenvolvendo aeronaves movidas a bateria com capacidade de decolar e pousar verticalmente para transportar passageiros em viagens curtas pela cidade, um setor considerado fundamental para o crescimento futuro da fabricante brasileira de aviões.

Funcionários ficam perto do protótipo em escala real da aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical (eVTOL) desenvolvida pela Eve Air Mobility, uma empresa do grupo Embraer, enquanto ela é apresentada pela primeira vez em Gavião Peixoto, Brasil, em 3 de julho de 2024.
Funcionários ficam perto do protótipo em escala real da aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical (eVTOL) desenvolvida pela Eve Air Mobility, uma empresa do grupo Embraer, enquanto ela é apresentada pela primeira vez em Gavião Peixoto, Brasil, em 3 de julho de 2024. (Crédito:REUTERS/Amanda Perobelli)

A Eve acumulou quase 3 mil pedidos potenciais para sua aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical (eVTOL) antes da produção. Os próximos passos incluem a realização de centenas de voos ao longo de 2026, expandindo gradualmente o envelope para a transição para voos totalmente sustentados pelas asas.

Após o voo teste, as ações da Embraer chegaram a subir 2,36% nos primeiros negócios desta sexta-feira, 19, na bolsa de valores.

Esse primeiro voo do protótipo estava previsto para agosto passado. Mudanças nos motores dessa aeronave de teste, no entanto, alteraram o cronograma

A empresa trabalhava com motores de fabricantes diferentes. Um desses motores (o produzido pela japonesa Nidec), no entanto, ainda não está completamente desenvolvido. Por ora, ele foi substituído por um da americana BETA Technologies.

A empresa espera obter a certificação, fazer as primeiras entregas e entrar em serviço em 2027, um ano depois do inicialmente planejado.

Voo inaugural ocorreu no interior de SP

O voo inaugural na unidade de testes da Embraer, em Gavião Peixoto (SP), marcou o início da fase de testes de voo da Eve, informou a empresa em comunicado, com “centenas de voos” planejados para o próximo ano para apoiar a certificação.

Protótipo em escala real de uma aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical (eVTOL) desenvolvida pela Eve Air Mobility é visto enquanto é apresentado pela primeira vez em Gavião Peixoto, Brasil, em 3 de julho de 2024. REUTERS/Amanda Perobelli

A empresa validou a arquitetura da aeronave, os controles fly-by-wire e sistema de propulsão integrado, acrescentou a Eve. O primeiro voo ocorreu de acordo com o plano anunciado anteriormente pela empresa de concluí-lo no final de 2025 ou início de 2026.

“O protótipo se comportou exatamente como previsto pelos nossos modelos”, disse o diretor de tecnologia da Eve, Luiz Valentini. “Com estes dados, ampliaremos o envelope da aeronave e avançaremos para o voo de transição sustentado pelas asas de maneira disciplinada.”

Embraer prepara mais testes

A Eve fabricará seis protótipos em conformidade para realizar a campanha de testes de voo, informou a empresa.

O presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) disse à Reuters no início deste ano que considerava 2027 um prazo realista para a certificação da aeronave, que ele descreveu como a principal prioridade do órgão regulador.

A Eve estreou na Bolsa de Valores de Nova York em 2022 e, há cerca de 10 dias, a Eve conseguiu a aprovação de um financiamento de R$ 200 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Com esses recursos, a empresa alcança um volume de dinheiro suficiente para operar até fim de 2027.

Desde 2022, o BNDES já aprovou R$ 1,2 bilhão em financiamentos para a Eve. Hoje, o banco é o segundo maior acionista da companhia, com 4,4% de participação, enquanto a Embraer detém 72%. Outros investidores incluem a United Airlines, a BAE Systems, a Nidec, a Thales e a Acciona.

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