Lula quebra promessa de fazer ‘um mandato só’ e não disputar reeleição

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) | Foto: Ricardo Stuckert / PR

Cláudio Humberto –

A cinco dias do 2º turno da eleição de 2022, o então candidato Lula (PT) garantiu com todas as letras e por escrito, que, vencendo a disputa com Jair Bolsonaro (PL), não tentaria a reeleição. “Eu se eleito serei um presidente de um mandato só. Os líderes se fazem trabalhando, no seu compromisso com a população”, disse solenemente no ‘X’ (ex-Twitter). Lula mentiu. Do tipo que não honra promessas, lançou sua candidatura à reeleição em 2026 semana passada, já no primeiro dia da visita à Ásia.

Promessa era jogada

A poucos dias do segundo turno, em 2022, muitas pesquisas apontavam quadro apertado entre Lula e Bolsonaro, com vitórias para os dois lados.

Convém não escrever

Lula diz ter “energia de 30 anos” e anunciou na Indonésia, dia 23, que irá “disputar o quarto mandato”. Mas convém não escrever o que ele afirma.

Sem querer querendo

Apenas quatro dias depois do anúncio, o petista chamou de “lapso” e “erro” lançar candidatura na Indonésia. “Eu não tenho voto lá”.

Inimputável e blindado

Apesar do abuso de poder político para se beneficiar eleitoralmente, Lula não será incomodado pelos amigos do TSE por campanha antecipada.

Receba Informações na Palma da Sua Mão