Presidente Lula. (Foto: Ricardo Stuckert).
Petista sinalizou para uma eventual candidatura à reeleição em 2026
Mael Vale –
O presidente Lula (PT) voltou a fazer ataques à direita e exaltou, sem ressalvas, líderes associados a regimes autoritários da América Latina, durante o 16º Congresso do PCdoB, na noite desta quinta-feira (16).
O petista citou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a quem chamou de “figura politicamente grotesca”.
“Como é que se explica uma figura politicamente grotesca como o Bolsonaro virar presidente da República desse país? Como é que se explica outras figuras serem eleitas em outros países da América do Sul e na Europa?”, questionou.
O petista criticou o avanço da direita na América do Sul ao apontar que o “melhor momento político do continente”, foi na época em que ex-líderes ditadores como Hugo Chávez (Venezuela) e Evo Morales (Bolívia), dominavam.
“Isso tudo acabou. Nós tínhamos criado a Unasul, que era o melhor momento político da América do Sul em 500 anos de história”, disse Lula, ao citar também sua convivência com Michelle Bachelet (Chile), Cristina Kirchner (Argentina), Fernando Lugo (Paraguai), Pepe Mujica (Uruguai) e outros líderes latino-americanos.
O petista afirmou ainda que deve se candidatar a reeleição em 2026.
“Eu, possivelmente, serei candidato a presidente outra vezes, se eu estiver com saúde. Mas, vou ser candidato para o quê? Para continuar falando de Bolsa Família, Luz para Todos? Eu preciso pensar em um país maior […] Tem que ser um país em que as pessoas acreditem que possa ser construído”, destacou.