Em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado no último domingo (21), a Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA), realizou a Semana da Árvore com uma programação especial voltada à conscientização ambiental, ao incentivo da arborização urbana e à preservação da natureza.
As atividades aconteceram entre os dias 21 e 26 de setembro, com a participação de escolas, entidades parceiras, voluntários e empresas do município.
Confira como foi a programação:
• Domingo (21/09) – O pontapé inicial aconteceu na Lagoa Maior, com o plantio de mudas doadas pela empresa Way 112, em parceria com o Rotary Club de Três Lagoas.
• Segunda-feira (22/09) – Durante a manhã, foi realizada uma blitz educativa sobre arborização, com a presença da Patrulha Florestinha e apoio do Departamento de Trânsito da SEINTRA, levando informações e orientações à população.
• Terça-feira (23/09) – O dia contou com uma palestra sobre o Viveiro Municipal na termelétrica, além de oficinas de propagação de plantas, desenvolvimento sustentável e plantio de mudas no Centro Juvenil Salesiano, envolvendo jovens da Vila Piloto.
• Quarta-feira (24/09) – Foi a vez dos idosos da Universidade Aberta à Pessoa Idosa (UFMS – Campus 1) participarem de uma oficina de propagação de plantas ornamentais, fortalecendo a integração e a valorização da terceira idade.
• Quinta-feira (25/09) – Alunos do Serviço de Convivência da AABB Comunidade viveram um dia especial com piquenique, trilha ecológica e premiação, na Trilha da APA Jupiá (atrás da PMA).
• Sexta-feira (26/09) – A programação foi encerrada com a cerimônia de recebimento do material de cercamento do Viveiro Municipal, doado pela empresa Metalfrio Solutions. A empresa também contribuiu com lanches e materiais para a confecção de troféus da 2ª Feira de Educação Ambiental, além de fornecer insumos utilizados em porta-copos da Semana da Agricultura Familiar.
Além de toda a programação realizada durante a Semana da Árvore, a SEMEA também irá implantar o Projeto Tree Code, uma iniciativa inovadora que une tecnologia e preservação ambiental. O projeto consiste na instalação de placas com códigos QR em árvores da cidade, permitindo que qualquer cidadão, ao escanear com o celular, tenha acesso a informações sobre a espécie, características, histórico e importância ecológica de cada árvore.





