Hospital Regional da Costa Leste Magid Thomé avança em excelência e alcança Acreditação Nível II da ONA

O Hospital Regional da Costa Leste Magid Thomé, em Três Lagoas, administrado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), alcançou a Acreditação Nível II – Acreditado Pleno da Organização Nacional de Acreditação (ONA). A certificação foi concedida após rigorosa avaliação realizada nos dias 10 e 11 de setembro.

A condecoração reconhece e atesta que a unidade hospitalar, além de cumprir os requisitos de segurança exigidos no Nível I, demonstra gestão integrada e por processos, com métodos organizados, comunicação eficiente entre setores, uso de tecnologias e indicadores para monitoramento constante dos resultados. O certificado, com validade de dois anos, representa maior maturidade na gestão, melhor experiência ao paciente, redução de riscos e custos, além de reforçar a confiabilidade e a competitividade da instituição.

O QUE É A ONA?

A Organização Nacional de Acreditação (ONA) é a entidade responsável por certificar instituições de saúde no Brasil, avaliando a qualidade da assistência e a segurança do paciente. O processo de acreditação é dividido em três níveis:
Nível I – Acreditado: comprova a segurança do paciente em todas as áreas de atuação.
Nível II – Acreditado Pleno: além da segurança, evidencia gestão integrada e eficiência nos processos.
Nível III – Acreditado com Excelência: atesta excelência em gestão, cultura organizacional e melhoria contínua.

PONTOS FORTES DESTACADOS NA AUDITORIA

Durante a auditoria, os avaliadores Ivete Assef, Dennis Junior e Débora Saldivar identificaram práticas que superam os requisitos obrigatórios, reforçando o diferencial da instituição.
A avaliadora Ivete Assef, em nome da equipe auditora, destacou a atuação do hospital:

“O Hospital tem muitos pontos fortes. O engajamento da equipe é visível, assim como o apoio recebido do Instituto Acqua. Além disso, o reconhecimento aos profissionais e os diversos recursos de comunicação com os pacientes chamam a atenção. A estrutura também merece destaque, especialmente os espaços humanizados como a Brinquedoteca e a Sala de Amamentação.”

Outros diferenciais do Costa Leste apontados durante o processo de acreditação foram: Recursos orientativos inovadores para o paciente, como o QR CODE na pulseira, cartilha do usuário e cartilha pós-alta; Transparência e engajamento da equipe; Programa da Qualidade com selos de reconhecimento setorial; Valorização dos colaboradores; Participação ativa da equipe multidisciplinar, com destaque para o Serviço Social; Engajamento do corpo clínico; Estrutura humanizada, com espaços como a Brinquedoteca e a Sala de Amamentação; Ações para implantação da telemedicina em nefrologia; Iniciativas de humanização.

LIDERANÇA E RECONHECIMENTO

A diretora-geral do Hospital, Leticia Carneiro, agradeceu à equipe e reforçou seu compromisso com a humanização: “Fui presenteada em encontrar uma equipe tão completa, coesa e dedicada. Em contrapartida, devo para vocês uma gestão de excelência, focada na humanização”. Ela também destacou que a avaliação serviu como diagnóstico inicial: “O relatório e as considerações finais dos avaliadores vão me subsidiar para tornar o serviço cada vez mais qualificado e seguro para a população.”

O diretor-presidente do Instituto Acqua, Samir Siviero, celebrou a conquista: “Parabenizo cada profissional que nos ajuda a transformar vidas. A certificação ONA Nível II é emocionante e comprova que estamos entregando mais qualidade, eficiência e comprometimento à população.”

Receba Informações na Palma da Sua Mão