Alunos da EM Presidente Médici visitam Câmara pela primeira vez

Na manhã desta quarta-feira (17), alunos do 5ª ano, turmas A e B, participaram do projeto Visita Guiada, da Câmara de Vereadores de Três Lagoas. Acompanhados da coordenadora Veriana Lima Carvalho das professoras Kathya e Roberta, mais os PAIEs Lucas e Diego, os estudantes participaram de palestras e dinâmicas em Plenário, conhecerem vereadores e gabinetes.

No primeiro momento, os alunos participam de uma mini palestra sobre a Câmara, funções dos vereadores e os Poderes da República. É o momento que também são apresentados quiz (dinâmica com perguntas), sobre os temas abordados, exibido um vídeo institucional e os alunos têm o primeiro contato com os vereadores, que vão até o Plenário se apresentar e dirigir breve mensagens de acolhida e aconselhamento.

Desta vez, os vereadores Evalda Reis e Marcus Bazé recepcionaram o grupo. O objetivo foi cada parlamentar informar o nome e falar um pouco sobre história de vida, mandato.

“Por muitos anos atuem como coordenadora do programa AABB Comunidade, reconheci muitos dos meus alunos, aqui. A Escola está de parabéns, pela disciplina de vocês, hoje, aqui. Quem sabe um dia não serão vocês que estarão, aqui para ajudar a administrar o município. Sempre lembrando que é preciso respeitar o professor, a coordenadora, ouvir os colegas, escutar pai e mãe, para construir um futuro, sendo bons alunos e ajudando a melhorar a educação”, ressaltou a vereadora.

Ela mencionou que atuava com estudantes reforçando conceitos como disciplina, sociedade e cidadania, falou da importância de ser líder de sala (que ela foi em muitos anos, na época da escola), como forma de ajudar a escola. E, falou da reivindicação de transformar as ruas, em frente as escolas em vias de mãe única com faixa elevada, como forma de levar mais segurança à comunidade escolar, algo que já ocorre em escola da vila Alegre (Olga Salati e Joaquim Marques) e deverá ser ampliado para mais unidades de ensino.

Na sequência, o vereador Marcus Bazé teve um bate papo com os alunos, destacando a função de vereadores de fazer leis e fiscalizar. A importância dos vereadores apresentarem reivindicações, que são da população e que vereador não é profissão é uma função. “A gente traz para a Câmara o interesse da comunidade, projetos que modificam e trazem benefícios para a população. Fazemos a escuta da sociedade. Eu e a Evalda defendemos a mesma pauta: a Educação do município, que são vocês, os professores, coordenadores e diretores”, frisou.

Bazé também lembrou que é autor da lei “Turismo na Escola”, que é um pouco do que a visita guiada propõe: conhecer pontos referentes a história de Três Lagoas e pontos turísticos.

Para as amigas M. 11 anos; J. 10 anos e M.J. de 11 anos está foi a primeira vez visitando a Câmara e gostaram bastante da proposta. Aprender sobre os três poderes e responder ao quiz dos Camaradas (mascotes da Câmara), foram as partes que acharam mais interessante.

Conforme a coordenadora pedagógica Veriana, a visita permitiu o aluno terem o primeiro contato com o assunto e após, os professores falaram mais sobre os temas, conforme cada disciplina. Temas como Impostos e Leis de Trânsito já foram confirmados como temas de futuras atividades.

Ainda durante a ação do Legislativo municipal, os alunos recebem um kit com pasta, almanaque dos Camaradas, mais um Certificado de Participação. Eles também recebem um lanche.

O tour pelos gabinetes e alguns setores administrativos, finaliza a manhã de conhecimento e interatividade entre vereadores, servidores e os estudantes.

Nos gabinetes, eles conheceram os vereadores Tonhão (presidente da Câmara), a vereadora professora Maria Diogo e reviram o vereador Bazé.

O projeto tem o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), que fornece o transporte dos estudantes. Para saber mais sobre o agendamento das visitas, basta entrar em contato com a Escola do Legislativo pelo ramal (67) 3509-6375.

 

Receba Informações na Palma da Sua Mão