Diretora Lourdes Neres (Foto: Reprodução)
Nova orientação prevê comunicação imediata aos pais, registro em delegacia e encaminhamento ao Conselho Tutelar em casos envolvendo menores.
A Escola JOMAP (Escola Estadual ProF. João Magiano Pinto) em Três Lagoas, implementou novas medidas para combater o uso de cigarros eletrônicos entre os alunos.
Em entrevista, a diretora Lourdes Neres explicou que, embora o uso desses dispositivos já fosse proibido pelo regimento escolar, a instituição agora conta com um protocolo oficial que determina os procedimentos a serem seguidos sempre que um estudante for flagrado utilizando ou portando o produto.
“A gente tinha uma conversa, assim, de recolher, entregar pro órgão, pro conselho, destruir esse equipamento […] agora eu não faço mais isso, agora é pegar e levar pra delegacia e eles que resolvem, é caso de polícia agora” , afirmou a diretora.
A diretora destacou que, nos últimos dois anos, ações preventivas já vinham sendo realizadas na escola, como campanhas educativas, palestras e conteúdos informativos nas redes sociais, o que resultou em uma redução significativa dos casos.
A escola também realiza atividades pedagógicas em sala de aula, abordando temas contemporâneos como tabagismo, drogas e consumo de álcool, além de organizar eventos específicos conforme as necessidades identificadas entre os grupos de estudantes.
Lourdes também alertou para a importância do envolvimento da família na prevenção. Ela destacou que muitos pais desconhecem que os filhos fazem uso do cigarro eletrônico e orientou sobre sinais que podem ajudar na identificação. “O pai precisa principalmente saber com quem que seu filho tá andando, quem são os amigos, quem são os mais próximos, e assim, olhar a mochila, olhar a rede social, sentir cheiro […]. E principalmente os lugares que esse filho está frequentando, essas festas, se sai da escola vai pra onde […] é importante que ele acompanhe o seu filho, conheça seu filho realmente” , destacou.
A diretora ainda reforçou que a escola tem limites na atuação, mas está comprometida em garantir um ambiente seguro e livre de substâncias proibidas. Com as novas medidas, a Escola JOMAP espera reforçar a conscientização e reduzir ainda mais os casos , fortalecendo a parceria entre escola, famílias e autoridades na proteção dos estudantes.