Golpes via whatsapp infelizmente são comuns no Brasil. Não é surpresa o aparecimento de novas formas que bandidos ou bandidas criam para tentar roubar dinheiro dos trabalhadores e trabalhadoras.
Mas, os golpes antigos são igualmente perigosos e estão em plena atividade, portanto, tenha muito cuidado.
Nesta segunda-feira (28), um conhecido Jornalista em Três Lagoas, quase caiu no velho golpe do falso perfil no whatsapp.
O golpe funciona da seguinte forma, o criminoso ou criminosa pesquisa as redes sociais, geralmente no Facebook, de pessoas em determinado município (é incrível a quantidade de informações pessoais publicadas, com dados que não poderiam aparecer).
Na mesma página além de informações, também tem fotos de amigos, festas, passeios etc. De posse deste vasto material os bandidos ou bandidas criam perfis falsos com as imagens das pessoas pesquisadas, entram em contato com a rede de amigos e amigas pedindo, em caráter de urgência determinada quantia via chave PIX para fazer pagamento de alguma coisa que não esperar.
“Eu estava trabalhando quando recebi a mensagem de um número desconhecido, mas com a foto do meu amigo, simulando uma situação muito crítica, de forma que me senti até pressionado para enviar determinada quantia. Quando abri o aplicativo para fazer o PIX, parei um instante e pensei… Ele nunca me pediu nada, na verdade se algum dia precisar, eu que vou pedir um empréstimo para ele. Fechei o aplicativo, liguei no número que eu tenho na agenda, ele disse que já tinha recebido outras ligações falando do mesmo assunto. Portanto, aumente os cuidados em NÃO CAIA EM GOLPES!!!” Alertou o Jornalista.