ATENÇÃO PAIS E RESPONSÁVEIS – Ministério da Saúde altera esquema de vacinação contra Meningite

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informa à população que, a partir desta quarta-feira, 02 de julho, as Unidades de Saúde da Família (USFs) do município passam a aplicar a vacina meningocócica ACWY (conjugada), como dose de reforço em crianças de 12 meses de idade.

Emitida pelo Ministério da Saúde, a Nota Técnica nº 77/2025-CGICI/DPNI/SVSA/MSA prevê a mudança que orienta a substituição da vacina meningocócica C (conjugada), pela meningocócica ACWY (conjugada), no Calendário Nacional de Vacinação.

Com isso, o novo esquema vacinal recomendado pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) passa a ser:

• 3 meses – 1ª dose da vacina meningocócica C (conjugada);
• 5 meses – 2ª dose da vacina meningocócica C (conjugada);
• 12 meses – dose de reforço com a vacina meningocócica ACWY (conjugada).

A vacina ACWY protege contra quatro sorogrupos da bactéria Neisseria meningitidis (A, C, W e Y), oferecendo uma cobertura mais ampla contra a meningite meningocócica. A SMS reforça que crianças que perderam a oportunidade de receber o reforço aos 12 meses ainda poderão ser vacinadas até completarem 4 anos, 11 meses e 29 dias.

A imunização está disponível gratuitamente em todas as USFs de Três Lagoas. Os pais ou responsáveis devem comparecer à unidade mais próxima da sua residência, com a caderneta de vacinação da criança e um documento de identificação.

Mais informações podem ser obtidas diretamente nas Unidades de Saúde ou junto à Central de Imunização pelo telefone (67) 9298-1372 ou WhatsApp (67) 8139-3326.

Receba Informações na Palma da Sua Mão