SEMEA segue com ações alusivas à Semana do Meio Ambiente com palestras, dinâmicas e entrega de mudas

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA), dando continuidade às ações alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, realizou ontem, 2 de junho, a dinâmica “Lixo ou Resíduo?” no IFMS, além de uma blitz educativa com o S.C.F.V. Patrulha Florestinha pela manhã e, à noite, a Audiência Pública: Ecologia Integral.

No período da manhã, na Avenida Rosário Congro, em frente à Defesa Civil, na área central de Três Lagoas, foi realizada a blitz educativa com entrega de mudas, promovida pelo SCFV Patrulha Florestinha em parceria com o Departamento de Trânsito. No Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), os alunos participaram da dinâmica “Lixo ou Resíduo?”, que ajuda a compreender, de forma lúdica, a separação do lixo.

Já a audiência, realizada na Câmara Municipal, contou com a participação do promotor de Justiça Antônio Carlos; Mieceslau Kudlavicz, representante da Pastoral da Terra; diácono Roberto, articulador das Pastorais Sociais; Mauro Soares, professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Ofaié Silvano de Moraes de Souza; e Helena Akira, presidente do Instituto Cutia do Cerrado.

A secretária da pasta, Mariana Amaral, enfatizou a importância de atitudes simples para a preservação ambiental. Ela ressaltou que, muitas vezes, as crianças demonstram comportamentos sustentáveis que os adultos não adotam. “Precisamos entender que só vamos sobreviver se mudarmos nossas atitudes”, afirmou.

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da SEMEA, está promovendo uma programação especial e diversificada para a Semana do Meio Ambiente 2025, com atividades que acontecem até o dia 8 de junho. Veja abaixo a programação:

Terça-feira, 3 de junho

* 08h00 – Visita guiada ao Viveiro Municipal com a E.M. Flausina

* 08h00 às 16h00 – Dinâmica “Lixo ou Resíduo?” na E.M. Elaine de Sá

* 15h30 às 16h30 – Blitz educativa com o S.C.F.V. Patrulha Florestinha

Quarta-feira, 4 de junho

* 10h00 às 13h00 – Pesquisa sobre resíduos e meio ambiente – Metalfrio Solutions

* 14h00 – Dinâmica “Lixo ou Resíduo?” com alunos do SENAC

Quinta-feira, 5 de junho

* 08h00 às 10h30 – 2ª Feira de Educação Ambiental de Três Lagoas

* 14h00 às 16h30 – Continuação da feira com participação do S.C.F.V.

Sexta-feira, 6 de junho

* 08h00 – Lançamento do projeto EcoGuardiões – SESI, PMA e SEMEA

Sábado, 7 de junho

* 08h00 – Passeio ciclístico promovido pelo Centro Juvenil Salesiano

(Saída da escola Dom Bosco, volta na Lagoa Maior, encerramento ao lado do Poliesportivo)

Domingo, 8 de junho

* 07h00 – Ação de coleta de lixo no Rio Sucuriú

(Concentração: Balneário Municipal | Parceria com a APETL)

Veja as fotos:

BLITZ EDUCATIVA SEMANA DO MEIO AMBIENTE 02-06 (1)

BLITZ EDUCATIVA SEMANA DO MEIO AMBIENTE 02-06 (3)

AUDIENCIA PUBLICA MEIO AMBIENTE 02-06 (14)

BLITZ EDUCATIVA SEMANA DO MEIO AMBIENTE 02-06 (6)

BLITZ EDUCATIVA SEMANA DO MEIO AMBIENTE 02-06 (9)

BLITZ EDUCATIVA SEMANA DO MEIO AMBIENTE 02-06 (13)

AUDIENCIA PUBLICA MEIO AMBIENTE 02-06 (18)

BLITZ EDUCATIVA SEMANA DO MEIO AMBIENTE 02-06 (10)

Receba Informações na Palma da Sua Mão