Imagem: sigivilares
Informações oficiais relataram na sexta-feira (30), que os brasileiros vão pagar mais caro na energia elétrica no governo Lula a partir de junho. Sim, o “pai dos pobres” autorizou o acionamento da Bandeira Vermelha para o consumo da energia.
O aumento significa que as contas de energia elétrica terão cobrança adicional de R$ 4,46 (quatro reais e quarenta e seis centavos) a cada 100 kW/h (quilowatt-hora) consumidos.
Os mesmo informes relatam que , mais esta medida de aumento nas contas em nosso país, se deve por queda no volume de chuvas e da diminuição da geração de energia por hidrelétricas, conforme projeções do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Para compensar a baixa nas afluências, será necessário acionar usinas termoelétricas, que têm custo de produção mais elevado.
A pergunta é: O governo federal (Lula) não tinha previsto estas quedas na produtividade? Não seria possível efetuar ações para diminuir os impactos nas contas da população?