Na tarde desta quinta-feira (08), chegou ao fim a tão esperada decisão para a escolha do novo Papa, que substitui o Papa Francisco.
Tradicionalmente, após o falecimento ou renuncia do chefe da Igreja Católica, Cardeais se reúnem no Vaticano, para o encontro e eleição conhecida por Conclave.
135 Cardeais estavam aptos ao voto, mas devido problemas de saúde em dois deles, a escolha ficou por conta de 133 representantes da Igreja em todos os cantos da Terra. O Brasil participou com sete Cardeais neste Conclave.
Então, ao final de mais uma rodada de debates e discussões, após dois dias, foi visualizada a fumaça branca na chaminé da capela Sistina, anunciando que a Igreja Católica tem um novo chefe.
O novo Papa é o Cardeal Robert Francis Prevost, agora conhecido por Papa Leão XIV. Americano de nascimento, filho de Chicago, nos Estados Unidos, Prevost tem 69 anos e, entra para a história por ser o primeiro norte-americano a comandar os rumos da Igreja Católica.
Trabalhou por décadas na América Latina, principalmente no Peru, onde se destacou até alcançar os mais altos cargos da Cúria Romana.