Com apenas 15 anos, o três-lagoense Arthur Neres de Souza, coleciona títulos e se destaca em competições de Xadrez por todo o Brasil. E, não foi diferente no Mundial realizado entre 27 de outubro e 10 deste mês em Florianópolis (SC).
O filho do casal Claudiney Ferreira de Souza e Lourdes Alves Neres de Souza, a conhecida “Lurdinha”, diretora da Escola Estadual João Magiano Pinto (JOMAP), participou do FIDE WORLD YOUTY CHESS CAMPIONSHIP 2024 (Campeonato Mundial de Xadrez Juvenil da FIDE), que é o órgão máximo no Xadrez em todo o planeta. Arthur é Mestre Enxadrista Nacional.
Alguns brasileiros no torneio
A competição contou com mais de 520 atletas de 61 países.
Arthur jogou na categoria sub 16, com 94 jogadores inscritos. Sua primeira partida foi contra um Mestre Fide da Polônia e disputou com outros nove jogadores de países diferentes, e um brasileiro, representante de Santa Catarina. Ganhou dos EUA, do Canadá e do Kênia. Empatou com Luxemburgo e Brasil. Enfrentou ainda a Bélgica, Índia, Itália e Argentina.
Saiu ganhando rating (no xadrez os jogadores perdem ou ganham rating no torneio, que depende de cada partida e do nível do rating do oponente).
No total, foram onze partidas, uma por dia, sendo que a de menor tempo de duração foi de duas horas e quarenta minutos e chegou a jogar uma que durou quatro horas e vinte minutos. Dos onze jogadores, 10 tinham rating maior que o dele.
“Fiz o meu melhor, joguei bem, sempre buscando os melhores resultados. Disputei com os melhores do mundo, o que permitiu eu me avaliar e saber meus pontos fortes e onde preciso me aprimorar mais. Ganhei conhecimento, experiência, novas amizades , resistência e muito mais.”” disse Arthur.
2024 foi um ano especial na trajetória do jovem enxadrista, onde conquistou o título de Mestre Nacional do Xadrez num torneio com oitenta jogadores. Além de conquistas em torneios Nacionais como o FENAJ e o Brasileiro Escolar, estadual e abertos. Que 2025 seja repleto de desafios e conquistas para este orgulho de Três Lagoas.