TRÊS LAGOAS: Secretaria de Saúde apresenta Plano de Contingência 2024 em combate ao Aedes aegypti

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), torna público para conhecimento de toda população, o Plano de Contingência 2024, elaborado para o combate do Aedes aegypti. O documento foi apresentado e aprovado pelos membros do Comitê Municipal de Mobilização e Combate ao Aedes aegypti, realizado no dia 29 de fevereiro.

O Plano de Contingência em questão, visa estabelecer diretrizes integradas para prevenir e controlar doenças transmitidas pelo mosquito, como dengue, chikungunya e zika vírus. Com o objetivo principal de evitar a propagação dessas enfermidades e consequentemente, reduzir a incidência de casos e evitar mortes, o plano delineia estratégias específicas para alcançar tais metas.

Com intuito de detalhar metas para organizar a prevenção e o controle das doenças. Isso envolve a capacitação dos profissionais de saúde, melhoria da vigilância epidemiológica, garantia de assistência adequada aos pacientes e o monitoramento e controle dos vetores responsáveis pela transmissão. Esses objetivos são fundamentais para o sucesso do plano.

As estratégias do plano de contingência são projetadas para enfrentar diferentes cenários de incidência de casos. Desde a definição de ações de contingência em diferentes níveis de gravidade, até a priorização da assistência humanitária aos pacientes, o plano busca garantir uma resposta ágil e eficaz às emergências de saúde pública. Com a implementação dessas medidas, pretende-se não apenas controlar os surtos e epidemias, mas também assegurar que a população tenha acesso à assistência de saúde de qualidade quando necessário, fortalecendo assim a capacidade de resposta do sistema de saúde frente a essas doenças.

Veja o documento no endereço

https://www.treslagoas.ms.gov.br/secretaria-de-saude-apresenta-plano-de-contingencia-2024-em-combate-ao-aedes-

Receba Informações na Palma da Sua Mão