DestaqueTrês Lagoas

Determinações da Diocese de Três Lagoas em vista do agravamento da pandemia da COVID-19

Diante deste período tão difícil para todos nós, onde a pandemia a cada dia bate novos recordes, não podemos ficar indiferentes aos cuidados que também a Igreja é chamada a ter: “cuidai do rebanho de Deus que está sob o vosso cuidado” (1Pd 5, 2).

É com esta acolhida que o nosso Bispo, Dom Luiz Knupp, em comum acordo com o Clero da nossa Diocese, divulga novas determinações com relação as missas e demais atividades coletivas.

As determinações que seguem, mais uma vez, são difíceis e penosas para todos nós como Igreja, mas em razão do cuidado integral com as pessoas, diante do grave momento em que passamos com um assustador e crescente número de infectados, hospitalizados e mortos; cheios de esperança no Senhor de que esse tempo de provação passará, seguiremos as recomendações das autoridades de saúde.

Ainda que venha à mente que a nossa fé nos tornaria imunes às doenças, isso não é conforme a verdadeira fé cristã, pois seria um tentar a Deus. Portanto, queremos seguir o caminho adequado, sabedores da nossa condição humana limitada, utilizando os meios médicos e sanitários que são, também, inspiração e dom do Deus da vida.

Assim, diante da pandemia do coronavírus (COVID-19), tendo ouvido os presbíteros da diocese, e seguindo as recomendações das autoridades sanitárias e a ciência que recomenda o distanciamento social, determino com minha autoridade apostólica para todo o território diocesano, paróquias e comunidades, A PARTIR DO DIA 20 DE MARÇO DE 2021, POR TEMPO INDETERMINADO:

SUSPENSÃO DAS ATIVIDADES COM A PRESENÇA DOS FIÉIS:

Da catequese e de toda a programação a ela relacionada; da realização de eventos formativos, assistenciais e demais atividades programadas pelas diversas pastorais, comissões e movimentos eclesiais (grupos de oração, reuniões, grupos de famílias, cursos, palestras, retiros etc);

de promoções culturais e sociais (festas, chás, almoços, jantares, confraternizações, quermesses);

QUANTO À CELEBRAÇÃO DA SANTA MISSA E DOS DEMAIS SACRAMENTOS:

Ficam suspensas todas as celebrações eucarísticas ordinárias com a presença de fiéis. Entretanto, em todas as paróquias, celebrem os presbíteros, diariamente, a Santa Missa, de forma privada, em favor do Povo de Deus. Na
medida do possível seja essa celebração transmitida pelas redes sociais e/ou plataformas digitais, tendo em vista a manutenção da fé e do vínculo afetivo da sua comunidade paroquial. Julgando conveniente, pode ser oferecida a Santa Eucaristia de frente a igreja, aos fiéis que puderem e devotamente acompanharem a transmissão da missa;

Na impossibilidade de participação presencial, neste tempo de exceção, a Santa Missa, com a comunhão espiritual, pode ser acessada por meio da televisão, do rádio e da internet, cumprindo, assim, o preceito dominical;

Serão mantidos os atendimentos das secretarias paroquiais e dos presbíteros, agendando o horário, e observando as orientações das autoridades sanitárias.

A juízo de cada presbítero, considerando os decretos das autoridades competentes e o espírito desta determinação, serão tomadas as decisões sobre as situações aqui não contempladas.

Sobre as celebrações da Semana Santa e Páscoa serão, em tempo oportuno, emitidas orientações específicas; Estamos em tempo de Quaresma, de reflexão e de deserto; a situação de pandemia em que vivemos também nos chama à conversão para os valores eternos.

É tempo de revigorar a esperança, gerar a solidariedade e estimular ainda mais a oração. Deste modo, rezemos por todas as autoridades para que sirvam com respeito à população, profissionais da saúde, vítimas e seus familiares e todos os que nutrem o funcionamento da sociedade para superarmos essa gravíssima crise que atinge a todos
indistintamente.

Que o Sagrado Coração de Jesus, padroeiro de nossa Diocese tenha piedade do povo de Deus e nos conserve no seu imenso amor. Amém.

Todos os detalhes estão disponíveis no documento à seguir:

DETERMINAÇÕES DA DIOCESE DE TRÊS LAGOAS_COVID19 EM 19-03-2021

Colaborou: Luciana Navarro

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios