DestaqueTrês Lagoas

Festival Dança Três está com inscrições abertas e gratuitas para oficinas de dança

Do dia 02 a 05 de junho Três Lagoas vai sediar a 4ª Edição do Festival Dança Três que apresentará os estilos musicais de Samba de gafieira, ballet clássico e danças brasileiras. Junto às oficinas, o Festival também traz uma residência artística, que ao final, compartilhará com o grande público o resultado dessa experiência. Todas as ações são gratuitas e as inscrições vão até 25 de maio.

O Festival tem apoio da Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) através da Diretoria de Cultura, e é realizado pela Arado Cultural, produtora cultural de Campo Grande-MS, com o incentivo do Fundo de Investimentos Culturais de Mato Grosso do Sul (FIC/MS), da Fundação de Cultura de MS (FCMS), do Governo do Estado de MS.

CONHEÇA AS OFICINAS

Com a oficina “Samba de Gafieira Básico”, os professores Juliano Candia Pedrozo e Anderson Santos Peres, da Luminis Cia de Dança (MS), propõem apresentar os passos básicos do samba de gafieira (peso, relação com o chão, balanço, giro do balanço, quadradinho, gancho, tipos de abraço, entre outros) e, por meio deles, conversar a respeito dessa manifestação que é considerada patrimônio cultural imaterial do Brasil. A oficina “Ballet Clássico” será de nível intermediário, para alunos de dança que queiram aprimorar sua técnica no método cubano com Rudy Candia, professor da Companhia de Dança do Pantanal (MS).

Na oficina ´Improvisação a partir das Danças Brasileiras´, Maria Eugênia Tita (SP), dançarina e pesquisadora das danças tradicionais, vai mostrar que: “Dançar não é apenas a reprodução de movimentos e sim um mergulho no próprio corpo, nas descobertas de suas possibilidades e limites. Partindo das referências das danças brasileiras, com seu caráter de brincadeira e atenção, vamos utilizar alguns recursos corporais oferecidos por elas, trabalhando sempre na construção do corpo criativo e singular capaz de se expressar em diferentes contextos cênicos”.

Já na residência ´Eu pulo bloco, e você?, com a multiartista Ana Carolina Mundim (CE), visa produzir experiências corporais a partir do estudo de dispositivos de improvisação em dança e o desenvolvimento de um processo criativo coletivo, que atravessa a temática do corpo-festa. A principal ideia é sensibilizar o grupo a encontrar um estado de festividade coletiva, que produza um espaço democrático de resistência social e afetiva. As aulas contarão com o compartilhamento de frases de movimento, estímulos de improvisação e uma composição coletiva a ser apresentada em espaço público ao final da residência.

INSCRIÇÕES

Os interessados têm até o dia 25 deste mês para efetuar as inscrições que são gratuitas e devem ser concluídas pelo site do Festival Dança Três. Todas as oficinas são abertas ao público, somente a oficina de Ballet que é voltada para um público específico: bailarinos nível Intermediário

As oficinas serão realizadas nos dias 03 e 04 de junho, das 14h às 16 horas e, a residência nos dias 03 e 04 de junho, das 14h às 17 horas e, no dia 05, das 8h às 11 horas. Todas as ações serão no Departamento de Cultura. Cada participante poderá escolher somente uma oficina ou a residência. Haverá certificado para aqueles que tiverem 100% de participação.

Mais informações na página Festival Dança Três no Facebook, no Instagram ou pelo blog.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios