BrasilDestaque

VÍDEO: Vamos ver o vídeo com mais de 200 milhões de visualizações do grande Alceu Valença

Cantor, compositor e cineasta

Alceu Valença, cantor, compositor e cineasta brasileiro. Surgiu como expoente da geração da música nordestina nos anos 70 e foi um dos primeiros a promover a união do som do agreste nordestino com a guitarra elétrica.

Alceu Paiva Valença nasceu na cidade de São Bento do Uma, localizada no Agreste Central de Pernambuco, no dia 01 de julho de 1946. Filho de Décio e Adelma Valença cresceu no meio de uma família musical.

Seu avô, Orestes Alves Valença era poeta e violeiro, seu tio Geraldo Valença era poeta e escritor. O piano e o bandolim estavam sempre presentes nos saraus organizados pela família. Seu pai foi prefeito de São Bento do Uma, deputado da Constituinte de 1946, promotor público e procurador de Estado.

Em meados dos anos 50, sua família mudou-se para o Recife. Com 15 anos ganhou seu primeiro violão. Por ser um jovem travesso, foi expulso de diversas escolas. Jogava basquete no infantil do Náutico e foi campeão estadual em 1960. Ingressou na Faculdade de Direito do Recife. Durante o curso, foi para a Universidade de Harvard, Estados Unidos. Em 1969 formou-se em Direito.

Hoje, é considerado um dos maiores gênios vivos do Brasil… Veja um pouco de sua arte.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios