BrasilDestaque

Por que os cachorros ficam encarando seus donos?

De um modo geral, costuma ser uma sensação estranha perceber que você está sendo observado, especialmente quando é o seu próprio cachorro que fica lhe encarando enquanto você escova os dentes, toma o café da manhã ou passa o tempo lendo na cama.

Embora ser encarado por um cachorro possa ser menos desconcertante do que ser encarado por uma pessoa, convenhamos que isso ainda é bem inquietante. Dito isto, a pergunta que fica é: por que os cães parecem gostar de encarar os seus donos?

Bem, a verdade é que existem muitos motivos pelos quais seu cachorro pode ficar encarando você com um olhar penetrante. Por isso, nós separamos ao longo desse post os principais motivos para que você saiba o que pode estar acontecendo com seu cachorro da próxima vez que se deparar com uma situação do tipo.

Foto: Pixabay

Seu cachorro pode estar te encarando porque quer alguma coisa

Na maioria das vezes que você se depara com seu cachorro encarando sua alma, isso ocorre porque você tem algo que ele deseja. Pode ser um brinquedo, um pedaço saboroso de carne ou simplesmente uma mão que deveria acariciá-lo.

Ao longo da convivência com os seres humanos, os cães aprenderam que olhar para nós é uma boa maneira de pedir algo. De fato, você provavelmente ajuda a reforçar ainda mais esse comportamento a seu cão quando dá algo a ele após uma bela encarada. Em essência, você treinou seu cão para isso, recompensando-o pelo olhar!

Por mais irritante que ser observado possa ser, você provavelmente há de concordar comigo que olhar fixamente é uma maneira melhor de pedir algo do que latir, cavar ou morder chinelos, não é mesmo?

Além disso, vale destacar que a encarada também pode ser um sinal de que seu cão precisa sair para respirar um ar fresco e molhar uns postes por aí.

Cachorro encarando
Foto: Pixabay

Seu cachorro pode ficar lhe encarando por que está confuso

Cães que olham fixamente para seus donos com a cabeça inclinada para um dos lados geralmente estão um pouco confusos. Neste caso, seu cachorro está tentando descobrir o que você quer, da mesma forma como você está tentando descobrir o que ele quer. Seria muito mais fácil se todos falássemos a mesma língua, não?

Se você se deparar com seu cachorro olhando para você quando você pedir a ele para fazer algo, é hora de voltar um pouco no seu adestramento e tentar encontrar uma maneira de se comunicar com mais clareza.

Portanto, se você pedir ao seu cão para sentar e ele apenas ficar olhando para você, volte para a prancheta e treine novamente o comportamento. Nesse tipo de situação, seu cachorro não está sendo desobediente deliberadamente. Ele está apenas confuso.

Foto: Pixabay

Encarar também pode ser um sinal de amor

No extremo oposto do espectro, seu cão também pode olhar fixamente em seus olhos simplesmente porque o ama. Um artigo publicado na revista Science em 2015 apontou uma descoberta de que cães e humanos liberam oxitocina quando olham nos olhos uns dos outros.

Vale mencionar que esse olhar penetrante (mas suave) pode facilmente ser confundido com outra coisa, então levar em conta o contexto é importante. Este sinal de que o seu cão o ama provavelmente será acompanhado por um abanar suave ou amplo da cauda, uma respiração ofegante, orelhas relaxadas e pupilas de tamanho normal.

Curiosamente, muitos cães são mais propensos a olhares amorosos pela manhã, quando os seus níveis de serotonina estão mais altos.

Com informações: Zonacuriosa

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios