BrasilDestaque

7 escolas estaduais de São Paulo foram fechadas por infecção de coronavírus

Sete escolas estaduais de São Paulo foram fechadas por casos de infecção por coronavírus antes mesmo de retomarem aulas presenciais. No total, 85% das 5.300 escolas da rede foram abertas.

A retomada ocorre em meio à segunda onda da pandemia de covid-19 e foi marcada por euforia entre alunos e desconfiança de pais e professores.

Na semana passada, as escolas começaram a receber alunos para distribuição de merenda e planejamento dos professores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Um dos colégios fechados é a Escola Estadual Ermelino Matarazzo, na zona leste da capital, que teve duas infecções confirmadas e outras sete pessoas com sintomas.

“Que a gente possa afirmar, surto até agora não houve, mas estamos investigando”, disse ontem o secretário da Educação, Rossieli Soares. Ele também disse não descartar a necessidade de eventualmente fechar turmas ou outras unidades durante o processo de reabertura.

Escolas da rede estadual só receberão 35% dos estudantes nas primeiras semanas, mesmo em cidades na fase amarela do plano estadual de flexibilização da quarentena, como a capital.

Já as particulares nessas regiões podem receber até 70% dos alunos, se os prefeitos permitirem. O secretário disse que foi mantido o porcentual por uma questão de planejamento.

A Apeoesp, sindicato dos professores da rede estadual, também apontou casos de covid nas escolas. Segundo o sindicato, relatos em 96 unidades indicam 206 infecções.

Os docentes entraram em greve contra a volta às aulas e o governo pretende endurecer as medidas contra o sindicato para garantir a reabertura. Os salários de professores que não retornarem à escola serão descontados a partir do dia 8, segundo o secretário.

O governo ainda estuda acionar a Justiça contra a greve dos docentes. “Não tivemos nenhuma escola parada por causa de greve.” Segundo a pasta, 5% dos professores faltaram.

Com informações: UOL

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios