BrasilDestaque

Em política tudo pode acontecer… PT decide apoiar MDB na disputa pela presidência da Câmara

Por quatro votos de diferença, a bancada do PT na Câmara dos Deputados decidiu apoiar a candidatura do deputado Baleia Rossi (MDB-SP) na disputa pela presidência da Casa, na eleição marcada para 1º de fevereiro. A discussão entre os petistas foi acirrada. No final, em reunião nesta segunda-feira (4), 27 deputados da legenda votaram a favor de apoiar o candidato de Rodrigo Maia (DEM-RJ) e 23 se posicionaram contra.

O PT, portanto, excluiu a possibilidade de lançar candidatura própria. A informação foi confirmada pelo líder do PT na Câmara, Enio Verri (PR). Baleia Rossi conta ainda com o apoio de outros partidos de oposição, como PSB, PDT, PCdoB e Rede, que devem formalizar, junto ao PT, o posicionamento a favor da candidatura do emedebista.

Em 28 de dezembro, Baleia Rossi firmou compromissos com legendas de esquerda para garantir votos favoráveis na disputa e assegurou que, se vencer a disputa, seguirá o critério de proporcionalidade ao definir os ocupantes dos cargos na Mesa Diretora e não dificultará iniciativas da oposição, como abertura de alguma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) ou andamento de Projeto de Decreto Legislativo (PDL).

Para o PT, que tem a maior bancada na Câmara, com 52 deputados, pesou o compromisso de garantir a proporcionalidade. O partido tem como meta indicar o primeiro vice-presidente da Casa ou o primeiro secretário, se Baleia Rossi vencer a eleição. 

O PT também deixou claro que a aliança feita para a presidência da Câmara não se estende às eleições de 2022.

Com a adesão do PT, Baleia Rossi conta com o apoio de 11 bancadas: PT, PSL, MDB, PSB, PSDB, DEM, PDT, Cidadania, PV, PCdoB e Rede. Juntas, elas somaram 281 parlamentares na eleição de 2018, número que é considerado na hora de distribuir cargos na Mesa Diretora. Indicado por Maia no último dia 23, o deputado deve lançar oficialmente candidatura nesta semana.

Aderir a um bloco, no entanto, não significa que todos os deputados do partido votarão a favor da candidatura, já que a votação é secreta.

O deputado Baleia Rossi, líder do MDB na Câmara, disputa a presidência da Casa (Câmara dos Deputados/Luis Macedo/Agência Câmara)

Com informações: Exame

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios